O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) garante que o bloco de partos do Hospital de São Francisco Xavier está preparado para receber grávidas, enquanto decorrerem as obras no Santa Maria, em Lisboa.
Fernando Araújo refere que o Hospital de São Francisco Xavier tem "estruturas ótimas" e "profissionais de qualidade".
O responsável destaca ainda que a nova maternidade do Hospital de Santa Maria é um "projeto emblemático".
"Vai ser feito um investimento elevado por parte do Serviço Nacional de Saúde, vamos ter excelentes condições já no próximo ano", acrescenta.
Enquanto o bloco de partos do hospital de Santa Maria estiver fechado para obras (nos meses de agosto e setembro), os serviços ficam concentrados no Hospital São Francisco Xavier, que encerrava de forma rotativa aos fins de semana. A partir de 1 de agosto, volta a funcionar de forma ininterrupta sete dias por semana.
Demissões
O encerramento do serviço de obstetrícia devido às obras de beneficiação da maternidade do Hospital Santa Maria levou à demissão de cinco chefes de equipa da urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, que integra os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente.
As demissões acontecem dias depois de o diretor de obstetrícia e ginecologia, Diogo Ayres de Campos, ter sido afastado do cargo por ter questionado o projeto de reestruturação da maternidade do hospital e a colaboração com o São Francisco Xavier.
A Ordem dos Médicos vai reunir-se na segunda-feira com os médicos do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina de Reprodução do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, na sequência da demissão dos responsáveis das urgências.