País

PJ revela que denúncias de abusos sexuais contra menores têm aumentado

O diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária diz que o número de novas vítimas ronda os 500 por cada três meses, um valor que considera "verdadeiramente assustador".

Canva

SIC Notícias

Carlos Farinha, diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária, revela que o número de novas vítimas de abusos sexuais de menores tem aumentado nos últimos para valores “assustadores”. As revelações foram feitas durante o lançamento do primeiro livro sobre abusos sexuais na igreja, intitulado de "Em nome do Pai", da jornalista Sónia Simões.

O diretor adjunto confessa que o número de novas vítimas ronda os 500 por cada três meses, um valor que considera "verdadeiramente assustador". Face a esta cifra, Carlos Farinha considera que é essencial tomar medidas para acabar com a criminalidade sexual contra crianças.

Relatório da Comissão Independente contribuiu para aumento de denúncias

O aumento de denúncias que se tem vindo a verificar está, segundo o próprio, relacionado com a divulgação do relatório da Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja Católica Portuguesa, que aconteceu em fevereiro passado.

Reconhece ainda que a população recorre cada vez mais às autoridades para perceber se uma situação já ocorrida foi ou não adequada.

O diretor nacional adjunto da PJ nota que há cerca de duas décadas as denúncias eram feitas, essencialmente, pelas mães das vítimas, uma situação que se tem alterado ao longo dos últimos anos.

Carlos Farinha refere que cada vez mais pessoas denunciam situações deste teor, devido ao facto de a sociedade estar mais alerta e consciencializada para o problema em questão.

Últimas