Na próxima segunda-feira, dia 12 de junho, irá ocorrer o desfile das Marchas Populares pela Avenida da Liberdade, artéria esta que encontrar-se-á encerrada ao trânsito a partir das 18h00, bem como o acesso ao centro da cidade e locais de arraial, serão condicionados no inicio da noite de 12 de junho.
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP quer garantir condições de segurança nas Festas dos Santos Populares e no desfile das Marchas Populares.
A partir das 18h00:
- Corte do Marquês de Pombal – Avenida António Augusto de Aguiar – Avenida Fontes Pereira de Melo e Rua Braamcamp, ficando assegurada a circulação para transportes públicos (lateral norte interna e externa entre a Avenida Fontes Pereira de Melo e a Rua Joaquim António de Aguiar);
- Isolamento total da Rua Braamcamp e da Rua Duque de Palmela;
- Encerramento da totalidade do tráfego na Avenida da Liberdade, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores, bem como os atravessamentos da central da Avenida da Liberdade (incluindo a Rua Alexandre Herculano);
- Corte de trânsito na rotunda exterior a partir do acesso da Rua Joaquim António Aguiar até à Avenida da Liberdade;
A partir das 20h00:
- Encerramento do acesso ao Rossio.
Serão ainda implementados os seguintes condicionamentos à circulação automóvel, de forma sequencial, a partir das 18h00 do dia 12 de junho e até às 08h00 do dia 13 de junho:
- Avenida Infante Dom Henrique – Interdição da circulação automóvel entre a Avenida Mouzinho de Albuquerque e a Avenida da Ribeira das Naus;
- Rua de Santa Apolónia, Rua do Mirante, Largo Doutor Bernardino António Gomes (Pai), Campo de Santa Clara, Rua do Paraíso, Rua dos Remédios, Rua do Jardim do Tabaco, Largo do Chafariz de Dentro, Rua Terreiro do Trigo, Largo Terreiro do Trigo, Rua Cais de Santarém, Rua dos Arameiros, Rua dos Douradores, Praça da Figueira, Calçada de Santo André, Rua dos Lagares, Calçada do Carmo, Avenida Ribeira das Naus, Rua do Arsenal e Rua do Alecrim – Interdição da circulação automóvel;
- Largo da Madalena – Interdição da circulação automóvel em direção à Sé;
- Largo Adelino Amaro da Costa – Interdição da circulação automóvel em direção à Sé e à Mouraria;
- Praça do Martin Moniz – Interdição da circulação automóvel em direção à Praça da Figueira e em direção à Rua dos Cavaleiros;
- Rua da Cintura do Porto de Lisboa, entre o Cais do Sodré e o Cais do Gás – Interdição da circulação automóvel;
- Rua Dom Pedro V – Interdição da circulação automóvel em direção ao Jardim de São Pedro de Alcântara;
- Largo de São Mamede – Interdição da circulação automóvel em direção à Praça do Príncipe Real;
- Praça Luís de Camões – Interdição da circulação automóvel em direção ao Bairro Alto;
- Calçada do Combro – Interdição da circulação automóvel em direção ao Bairro Alto;
- Avenida 24 de Julho – Interdição da circulação automóvel em direção ao Cais do Sodré, a partir do entroncamento com a Avenida Infante Santo.
- Rua da Penha de França;
- Rua da Graça;
- Rua Voz do Operário;
- Calçada da Graça;
- Travessa das Mónicas;
- Travessa São Vicente;
- Rua da Verónica.
Carris reforça serviço na madrugada
Entretanto, a Carris anunciou que irá reforçar o serviço na madrugada de Santo António, entre as 00:00 e as 06:00, de forma a dar resposta ao aumento da procura. Numa nota divulgada na página da Internet da Carris, é referido que serão reforçadas as carreiras 201 (Cais do Sodré-Algés), 207 (Marquês de Pombal - Lumiar) e 210 (Santa Apolónia - Estação do Oriente). No entanto, a empresa ressalva que "poderão ser reforçadas outras carreiras e percursos mediante existência de procura".
As autoridades apelam também a que as pessoas tenham um comportamento cívico e responsável.