País

Câmara do Sabugal avança com plano de contingência para seca

A autarquia está a reativar antigos sistemas de captação de água. Uma das prioridades é garantir o abastecimento de água para a pecuária.

SIC Notícias

Apesar da chuva que caiu nos últimos dias, a Câmara do Sabugal decidiu avançar com o plano contingência para a água em situações de seca. Uma das prioridades é garantir o abastecimento de água para os animais.

A reativação de antigas captações de água tem sido trabalho prioritário das equipas da Câmara do Sabugal. Na localidade de Forcalhos, por exemplo, o sistema foi desativado há cerca de 20 anos, após a construção da barragem do Sabugal. Mas, agora, está a ser preparada para voltar a fornecer água à população e à pecuária.

Esta é uma das medidas do plano de contingência que a autarquia tem atualmente no terreno para minimizar os efeitos da seca.

A situação está, neste momento, controlada: barragem do Sabugal, que alimenta o regadio da Cova da Beira e serve também de abastecimento público, mantém, por agora, uma capacidade de armazenamento perto dos 90%.

Numa altura em que se antevê um verão mais seco e quente do que o anterior, a câmara do Sabugal alerta que é preciso avançar com medidas concretas, para que não seja necessário reagir tarde demais.

Últimas