Um em cada cinco proprietários decide colocar à venda casas que teriam como destino o arrendamento. A associação que representa os proprietários revela que as medidas do programa Mais Habitação minaram a confiança do mercado.
Os dados constam de um inquérito feito pela Associação Lisbonense de Proprietários, que ouviu 800 pessoas após o anúncio do programa do Governo em fevereiro.
“Estávamos à espera de uma debandada do arrendamento, mas não que fosse tão rápida (…) o anúncio do programa foi muito mal recebido pelos proprietários”, afirma o presidente da associação, Menezes Leitão.
Um dos resultados mais significativos mostra que 96% dos proprietários não pretende arrendar os seus imóveis ao Estado.
Associação de Proprietários lamenta decisão do Governo de "estatizar" arrendamento
Negociações continuam com o Governo
O programa Mais Habitação ainda não está em vigor e terá de passar pelo Parlamento. Ainda assim, alguns efeitos do Programa Mais Habitação são visíveis e assustam o mercado.
A Associação Lisbonense de Proprietários continua a negociar com o Governo e espera que seja possível alterar o diploma na Assembleia da República.
Outro inquérito, conduzido pela consultora de mercado Confidencial Imobiliário, conclui que 90% dos promotores teme efeitos negativos do programa Mais Habitação.
As consequências poderão ser uma redução da oferta e um novo aumento de preços.