País

Centenas de peixes mortos na praia de Matosinhos

O pescado morto que apareceu na praia de Matosinhos é "sardinha", ainda não se sabe o motivo ao certo, mas as autoridades asseguram que “não há indícios de água contaminada por causa da quantidade baixa de peixes mortos”.

Praia de Matosinhos
Canva

SIC Notícias

Lusa

Centenas de peixes apareceram hoje de manhã mortos na praia de Matosinhos, no distrito do Porto, estando a Polícia Marítima no local a averiguar as causas, disse à Lusa o porta-voz da Marinha.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Marinha, comandante Sousa Luís, confirmou que "há uma mancha de peixes mortos no areal da praia de Matosinhos" e que elementos da Polícia Marítima da capitania do Porto de Leixões estavam, às 12:30, a dirigir-se para o local para "averiguar a causa".

Segundo Sousa Luís, o pescado morto que apareceu na praia de Matosinhos é "sardinha" e a causa mais provável será a queda acidental, ou intencional, de uma embarcação.

"Não há indícios de água contaminada por causa da quantidade baixa de peixes mortos", acrescentou.

Segundo o comandante, a Câmara Municipal de Matosinhos é a entidade que vai proceder à remoção dos peixes que se encontram no areal.

O alerta para a Polícia Marítima foi feito através de uma "queixa", disse, acrescentando que terão de ser feitas análises ao peixe para se apurar as causas, que são ainda desconhecidas.

Para o porta-voz, qualquer causa que seja por agora atribuída ao aparecimento dos peixes mortos, como poluição, água contaminada ou descarga do pescado de uma embarcação, é "especulação".

Uma banhista que se encontrava esta manhã no local adiantou à Lusa que o areal estava, às 11:00, com "centenas de peixes mortos ao longo de vários metros da praia, junto ao mar, onde crianças e adultos de banhavam".

Acrescentou ainda que "há muito peixe morto na água".

No local a tratar da ocorrência esteve o comando local da Polícia Marítima.

A pesca da sardinha reabriu esta terça-feira, com um conjunto de limites diários para a descarga e venda, mas pode ser suspensa ou encerrada se, por exemplo, a quota for esgotada.

Segundo um diploma publicado em Diário da República na passada sexta-feira, a pesca da sardinha reabriu esta terça-feira a partir das 00:00.

O limite de descargas de sardinha capturada com a arte do cerco é de 37.642 toneladas, que são repartidas pelas várias embarcações cujos proprietários ou armadores pertencem a organizações de produtores (OP) e pelo grupo que não pertence a OP reconhecidas para a sardinha.

Últimas