País

Chega requer audição de Frederico Pinheiro na comissão de inquérito à TAP

O Chega quer ouvir o ex-adjunto de João Galamba na comissão de inquérito à TAP, depois das “contradições” sobre as circunstâncias em que decorreu a reunião secreta entre a ex-CEO da companhia aérea e membros do Ministério das Infraestruturas.

Frederico Pinheiro
ISCTE

SIC Notícias

O Chega pediu esta sexta-feira a audição de Frederico Pinheiro na comissão parlamentar de inquérito (CPI) à gestão da TAP. Num requerimento dirigido a Seguro Sanches, presidente da CPI, o partido liderado por André Ventura considera “fundamental” a audição do ex-adjunto de Galamba para a “descoberta da verdade”.

O requerimento é assinado pelo deputado Filipe Melo, que refere as diversas contradições sobre as circunstâncias em que terá decorrido a reunião secreta entre a ex-CEO da TAP e membros do ministério das Infraestruturas.

“Se, por um lado, João Galamba afirma que foi a CEO a querer estar presente na reunião, o seu anterior adjunto acusa o Ministro de estar a mentir e segundo o noticiado terá sido o próprio a informar Christine Ourmières-Widener da dita reunião”, lê-se na nota de requerimento divulgada esta sexta-feira.

O Chega classifica de “particularmente grave” a situação exposta entretanto pelo ex-adjunto de Galamba sobre a divulgação das notas dessa mesma reunião secreta.

“O ex-adjunto informa ainda que recebeu indicação de que em caso de requerimento pela comissão parlamentar de inquérito, as notas da reunião não seriam partilhadas por serem um documento informal, sendo que posteriormente o referido Ministério terá mesmo dado afirmado que essas notas não existiam, o que segundo o próprio é manifestamente falso”, refere o requerimento do Chega.

O partido diz que pode estar em causa uma tentativa de ocultar informação à comissão de inquérito e pede, por isso, a audição de Frederico Pinheiro, estando já prevista a audição do próprio João Galamba.

Últimas