Estão a ser testados novos radares de velocidade em várias estradas portugueses. Estes são diferentes dos habituais porque medem a velocidade média entre dois pontos e não a velocidade num ponto específico. Isto permite cobrir uma área muito maior e combater uma das principais causas de acidentes e morte nas estradas.
Não há de faltar muito para ser visível nas estradas o novo sinal, o H42, que informa os condutores de que se estão a aproximar de um novo radar de velocidade média.
Estes aparelhos estão prometidos há, pelo menos, três anos, mas só agora vão entrar em funcionamento.
Como funcionam?
Ao contrário dos que são conhecidos, estes radares não medem a velocidade num preciso instante, mas fazem as contas ao tempo que o condutor passou num troço.
A título de exemplo, se um condutor circular numa estrada em que existe o limite de velocidade de 100km/h, a certa altura uma câmara regista a matrícula do automóvel e a hora.
Mais à frente nesse mesmo trajeto, outro radar faz exatamente igual. Se o condutor completou a distância entre as duas câmaras mais depressa do que devia, significa que ia depressa demais e não cumpriu o limite. Quer dizer que que circulou em excesso de velocidade e terá direito a multa que vai dos 60€ aos 2.500€.
Novos radares estarão em autoestradas e não só
À partida, serão cerca de 20 estes radares de velocidade média que vão entrar em funcionamento. Para já, estão em testes em várias zonas do país e quando prontos aí ficarão, não só em autoestradas, mas também em Itinerários Complementares e Estradas Nacionais.