Lula da Silva chegou a Portugal esta sexta-feira, de forma antecipada, e está a ser acompanhado por alguns ministros brasileiros.
A agenda oficial só arranca amanhã e o Presidente do Brasil ainda não deu declarações desde que desembarcou em Portugal. No entanto, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Silva, falou aos jornalistas e explicou as razões da visita da comitiva brasileira.
“Portugal é o primeiro país da Europa que o Presidente visita depois de 100 dias de Governo. É a retomada das relações do Brasil com o Mundo, e com a Europa. Por isso a visita a Portugal e Espanha. É também a retomada do Brasil na cimeira luso-brasileira”, afirmou.
A cimeira luso-brasileira, que decorre no sábado à tarde, terá um capítulo "dedicado aos assuntos da comunidade imigrante do país em Portugal", disse a presidência brasileira, em comunicado.
O Presidente brasileiro deverá fechar pelo menos 13 acordos bilaterais na primeira cimeira luso-brasileira em sete anos.
“A cúpula discute os interesses comerciais, institucionais, de parcerias de todo o tipo. Discute os interesses das nações portuguesa e brasileira”, explicou Luciana Silva.
Presidente brasileiro recebido por ministro dos Negócios Estrangeiros
Mais cedo do que se esperava, Lula da Silva chegou a Portugal, tendo aterrado às 10h35 desta sexta-feira no aeroporto de Figo Maduro.
O Presidente brasileiro foi recebido por várias personalidades, entre elas o ministro dos Negócios Estrangeiros, Gomes Cravinho.
No sábado, Lula vai encontrar-se com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa e, no 25 de abril, vai discursar na Assembleia da República.