País

Lula da Silva teve "uma preocupação de correção" sobre guerra na Ucrânia

A análise do comentador da SIC, Germano Almeida, à visita de cinco dias que o Presidente do Brasil faz a Portugal.

Germano Almeida

SIC Notícias

Germano Almeida considera que Lula da Silva mostrou uma “preocupação de correção” das declarações polémicas que fez sobre o papel dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) com o aproximar da visita a Portugal, o primeiro país da UE que visita desde que tomou posse.

“Acho relevante que, depois de declarações lamentáveis e erradas do Presidente Lula relativamente à guerra, quando esteve na China, quando equipara agressor e agredido, quando diz que os EUA e a UE incitam à guerra ao dar armas à Ucrânia, houve uma preocupação de correção e, no dia a seguir, Lula refere que o Brasil condena a violação da integridade territorial da Ucrânia por parte da Rússia e quer participar numa negociação política”, disse o comentador da SIC, acrescentando que assim Lula “deixou de colocar o foco nessa questão”.

O comentador da SIC destaca ainda as declarações de Augusto Santos Silva, feitas antes de Lula da Silva aterrar em Lisboa.

“Foi inteligente por parte do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, de algum modo antecipar-se e, enquanto o Presidente Lula não tinha aterrado, lembrar que Portugal tem um compromisso inabalável na ajuda à Ucrânia. E que mais de 90% dos deputados portugueses concorda com essa ajuda e nesse sentido há de facto aqui alguma divergência”, destaca.

Últimas