A propósito dos festejos do dia de Sant Jordi, comemorado na Catalunha, em Espanha, e representado anualmente em Lisboa, a iniciativa vai ter início na sexta-feira, na Praça do Município, pelas 15:30.
De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, o delegado do Governo da Catalunha em Portugal, Rui Reis, vê esta mostra como um meio de "fazer chegar a Portugal um dos tesouros mais preciosos da cultura catalã".
A lenda Sant Jordi e o dragão
Mas o que é a festa de Sant Jordi? Todos os anos, a 23 de abril, a cidade de Barcelona transforma-se numa enorme livraria e florista ao ar livre. Nesse dia os casais trocam presentes: os homens costumam receber um livro e as mulheres rosas. Trata-se de uma festa popular que une cultura e romantismo combinando a celebração do dia do livro e do dia dos apaixonados.
De acordo com o portal oficial do turismo de Espanha, a origem da comemoração está na lenda de Sant Jordi e o dragão, o cavaleiro terá vencido o dragão que aterrorizava a aldeia e a princesa e, ao atravessá-lo com uma espada, do corpo do animal saíram rosas vermelhas que ofereceu à princesa.
Torres humanas fazem passagem pelo Alentejo
No sábado, 22 de abril, as torres humanas da Catalunha passam pelo Alentejo, com atuações em Elvas, na Praça da República, às 11:00, e em Évora, na Praça do Giraldo, às 17:00.
No domingo, voltam a Lisboa e o encontro está marcado no Castelo de São Jorge, às 10:00, e no Padrão dos Descobrimentos, pelas 15:00.
As torres humanas ou “castells” fazem parte do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, desde 2010, e serão apresentadas ao público, em Portugal, pelo grupo Castellers de Vilafranca, campeão do último concurso desta tradição, e que celebra 75 anos.
Uma torre de 13 metros de altura
Na edição do ano passado, realizada a 1 e 2 de outubro na cidade de Tarragona, participaram 41 equipas. Os vencedores conseguiram erguer uma torre de 13 metros de altura, arrecadando assim o prémio de 16 mil euros.
Cerca de 11 mil pessoas deslocaram-se à Tarraco Arena Plaza para assistir a uma das tradições mais populares da região da Catalunha.