Com a possibilidade de as temperaturas chegarem aos 30ºC no fim de semana, muitos serão os portugueses que devem ir até à praia. No entanto, apesar do bom tempo cá fora, nesta altura do ano, o mar continua agitado e há cuidados a ter, principalmente, com os agueiros.
"Os agueiros dão-nos a falsa sensação de segurança. Visualmente, quem está em terra e olha para o mar, parece-nos ser a zona mais calma”, disse à SIC Vítor Cruz, coordenador do Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos, que também deixou vários conselhos.
Cuidados a ter se for apanhado por um agueiro:
- Não entrar em pânico e manter a calma;
- Se não tiver capacidade técnica de natação ou física, boiar e pedir ajuda;
- Se tiver capacidade técnica, nadar para o lado;
- Nunca nadar contra a corrente.
Na semana passada, em apenas cinco dias, 36 pessoas foram resgatas da água. Na praia de Matosinhos, um jovem de 17 anos morreu depois de ter entrado em dificuldades na água.
A Autoridade Marítima alerta que, apesar do tempo de verão, “nesta altura do ano, o mar é de inverno”: “E apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima (...) criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano".
As recomendações da Autoridade Marítima Nacional:
- Vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto
- Evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada. Não vire as costas ao mar e ofereça sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda
- Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112.