País

Segurança Social realizou 58 visitas e uma inspeção ao Lar do Comércio desde 2020

O Lar do Comércio, em Matosinhos, tem vindo a ser acusado de maus-tratos aos utentes da instituição.

Natnan Srisuwan

Lusa

A Segurança Social garantiu esta sexta-feira que faz acompanhamento técnico de continuidade ao Lar do Comércio, que tem vindo a ser acusado de maus-tratos aos utentes da instituição, adiantando que, desde 2020, foram realizadas 58 visitas e uma ação inspetiva.

"Em setembro de 2022, a Segurança Social realizou uma ação inspetiva ao 'O Lar do Comércio'. Desta ação, foi elaborado relatório que foi remetido ao Ministério Público", indica a entidade responsável pela fiscalização aos lares de idosos.

Além da ação inspetiva, acrescenta que "a Segurança Social procede a acompanhamento técnico de continuidade, tendo, neste âmbito, desde 2020, realizado 58 visitas à instituição "O Lar do Comércio".

O instituto público nada diz, contudo, sobre as conclusões destas visitas ou da ação inspetiva, ou sobre eventuais ações a realizar na sequência das denúncias de maus-tratos conhecidas na semana passada e que levaram o Ministério Público a instaurar um inquérito à atuação do Lar do Comércio.

Por estar em investigação, a Segurança Social escusa-se a comentar a denúncia de um grupo de sócios daquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que afirma que os "maus-tratos nunca deixaram de acontecer", - situação que comunicaram ao próprio instituto há mais de um ano - salientando que "não se pronuncia sobre processos em investigação criminal".

Últimas