País

Crise na habitação: projeto desafia idosos a acolher estudantes em Coimbra

O projeto tem duas vertentes: por um lado permite aos estudantes encontrarem habitação a preços acessíveis, por outro permite aos idosos terem companhia durante o ano letivo.

SIC Notícias

A falta de casas e o preço do alojamento está a ter consequências dramáticas também para os estudantes. Em Coimbra, por exemplo, o programa do governo ainda não conseguiu criar qualquer cama. Muitos estão a apostar em soluções criativas, como, por exemplo, idosos que acolhem estudantes em troca de companhia.

Na zona mais próxima da universidade, os estúdios são demasiado caros para estudantes e as restantes opções são para alojamento local. Os tradicionais quartos são cada vez menos e cada vez mais caros.

A Associação Académica de Coimbra garante que o Governo continua a sem criar novas camas para estudantes, numa altura em que o problema do alojamento é cada vez mais grave.

O caminho é encontrar alternativas: uma delas é o projeto “Abraço de Gerações”, em que os idosos, em troca de companhia, oferecem alojamento aos estudantes.

A Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, responsável pelo projeto, está a aceitar candidaturas: tanto de jovens dispostos a viver com uma pessoa mais idosa que não conhecem, como de proprietários que abram a porta de casa para acolher um estudante.

Últimas