País

Presidente da República recebeu direção executiva do SNS em Belém

Foram apresentados aspetos sobre a reorganização do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Rui Ochoa/Presidência da República

SIC Notícias

O Presidente da República recebeu, esta quarta-feira, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em audiência no Palácio de Belém, em Lisboa.

O anúncio foi feito numa nota na página da Presidência.

Na audiência, foram recebidos Fernando Araújo, Filomena Cardoso e Vítor Jaime Alves. Foram apresentados aspetos sobre a reorganização do SNS.

A nova direção do SNS iniciou funções em dezembro, por um mandato de três anos, podendo ser "renovável, até ao limite máximo de três renovações consecutivas, acompanhando o mandato do diretor executivo”.

Quem são os cinco de Araújo?

Os cinco membros do Conselho de Gestão da Direção Executiva do SNS são Fátima Fonseca, Jaime Alves, Francisco Goiana, Filomena Cardoso e Rita Moreira.

  • Fátima Fonseca, médica especialista em Medicina Geral e Familiar, foi vogal executiva com funções de diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Alto Minho entre 2018 e 2022 e médica na mesma ULS e em várias estruturas da Administração Regional de Saúde do Norte e Centro.
  • Francisco Goiana, médico, foi Programe Manager – Strategic Partnerships Policy na Google – Youtube EMEA (2021 a 2022), consultor da Organização Mundial de Saúde (2019 a 2022) e técnico especialista do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (2015 a 2018).
  • Filomena Cardoso, enfermeira, integrou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João como enfermeira diretora entre 2016 e 2022, foi vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (2009 a 2011) e enfermeira diretora da Maternidade Júlio Dinis (1998 a 2007).
  • Rita Moreira, gestora, foi vogal executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto entre 2019 e 2022, vice-presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (2016 a 2019) e assessora financeira do Centro Hospitalar do Porto (2012 a 2016).
  • Jaime Alves, jurista, foi vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central entre 2019 e 2022, chefe do gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (2015 a 2018) e desempenhou várias funções como técnico especialista, adjunto e chefe do gabinete no Ministério das Finanças.

Diretor executivo do SNS chamado ao Parlamento

A Comissão de Saúde vai chamar ao Parlamento o diretor executivo do SNS para o ouvir sobre as competências deste novo órgão, mas também sobre o plano de ação para resolver os problemas do SNS.

Fernando Araújo está em funções desde o início de novembro e os deputados querem ouvir o diretor executivo sobre as suas competências, assim como sobre "a coordenação da Direção Executiva com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Administração Regional de Saúde (ARS) e a tutela", lê-se no requerimento do grupo parlamentar.
Últimas