Em pleno outubro, os bombeiros continuam a ter de levar água às populações.
Este recurso tem sido muito utilizado nas regiões do país mais afetadas pela seca, nomeadamente Bragança, Viseu e Vila Real.
De acordo com o Jornal de Notícias, só no mês de agosto, foram realizadas mais de 2.300 operações de abastecimento de água com autotanques. É o valor mais elevado nos últimos cinco anos.
Esta é uma medida que tem custado milhares de euros aos Municípios.
Gravidade da seca em Portugal diminuiu em setembro
O Governo anunciou na passada semana que houve uma diminuição da situação de seca meteorológica em todo o território face a agosto, frisando que em alguns locais dos distritos da Guarda, Viseu e Castelo Branco passaram de seca severa para seca fraca.
A situação foi anunciada pelos ministérios do Ambiente e da Ação Climática e da Alimentação e Agricultura no seguimento da reunião interministerial da seca, realizada, em Castelo Branco.
“O ano hídrico de 2021/22 foi excecionalmente seco na Europa, com grande impacto na Península Ibérica, verificando-se em Portugal cinco ondas de calor. Esta é uma das situações de seca hidrológica mais grave deste século, devido à conjugação de invulgares temperaturas e fraca precipitação. Este é o quinto ano seguido com precipitação abaixo da média”, lê-se na nota final da reunião.