País

Bloco de partos de Portimão encerra até às 09:00 de segunda-feira

O funcionamento das urgências de Ginecologia e Obstetrícia estará também condicionado.

Justin Paget

Lusa

O bloco de partos de Portimão vai encerrar entre as 21:00 deste domingo e as 09:00 de segunda-feira devido à ausência de pediatras, disse o administrador do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Paulo Neves afirmou que o funcionamento das urgências de Ginecologia e Obstetrícia da unidade de Portimão do CHUA estará também condicionado, funcionando, durante esse período de 12 horas, apenas para grávidas até às 22 semanas.

"Na unidade de Portimão, a equipa médica mantém apoio à Urgência de Ginecologia e à Patologia Obstétrica até às 22 semanas, e transfere todas as grávidas em trabalho de parto, cesarianas e induções que não possam ser adiadas", referiu.

De acordo com o administrador do CHUA, em Portimão, o atendimento será realizado por médicos não especialistas, sendo que o atendimento por pediatras será assegurado pelo serviço de Urgência Pediátrica da unidade hospitalar de Faro.

"O CHUA tem asseguradas as respostas em Pediatria e maternidade à região da sua responsabilidade", garantiu o responsável.

O encerramento do bloco de partos da unidade de Portimão conduziu à entrada no nível 2 de contingência, segundo a orientação da Comissão de Acompanhamento, acrescentou.

Últimas