António Costa e Luís Montenegro encontraram-se, esta sexta-feira, pela primeira vez enquanto primeiro-ministro e líder do PSD, numa reunião que durou mais de três horas. O tema do novo aeroporto foi abordado, mas Costa disse aos jornalistas que não procuraram “chegar a um acordo”.
“Sobre o aeroporto, cada um trocou informações (...) e ficámos de voltar a falar brevemente sobre o tema. Luís Montenegro, naturalmente, está neste momento a fazer audições no âmbito do PSD, para se atualizar sobre o tema do aeroporto (...). Desta longa conversa, foi uma pequena parte da conversa”, explicou o primeiro-ministro.
António Costa afirmou que “todos temos consciência da urgência de tomarmos uma decisão, mas obviamente não pode ser uma decisão apressada”.
“Não procurámos chegar a um acordo. Cada um transmitiu as informações de que dispõe sobre a matéria. Montenegro informou-me de qual é o trabalho que está a fazer”, concluiu sobre este assunto.
Questionado pelos jornalistas do porquê da reunião ter demorado mais de três horas, o primeiro-ministro explicou que “a conversa foi necessariamente mais longa, porque foi a primeira conversa que tivemos nestas nossas novas qualidades”.
“Foi uma reunião longa, onde pudemos abordar temas muito diversos e onde, como é dever do Governo, tive a oportunidade de transmitir uma informação tão pormenorizada quanto possível sobre diversos temas (...). Já nos conhecemos há bastante tempo (...), mas enquanto primeiro-ministro e líder da oposição foi a primeira vez”, disse.
Foi uma conversa agradável e seguramente produtiva