País

Alunos desafiados a produzir alimentos inovadores e sustentáveis

Alunos do mestrado em Engenharia Alimentar da Universidade Católica conceberam um ovo vegetal e um preparado fermentado à base de figo-da-índia.

Cristina Freitas

Lúcia Amorim

João Pedro Tiago

Um ovo feito à base de batata doce e farinha de arroz, que pode estrelar, usar em omelete ou mexido é a proposta de um grupo de alunos do 1º ano do mestrado em Engenharia Alimentar da Universidade Católica.

O projeto foi desenvolvido com o apoio do Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda e foi premiado com o 2º lugar.

O desafio lançado a estes alunos foi o de desenvolver um produto alimentar inovador e sustentável em todas as suas fases, desde a ideia até que chega às prateleiras do supermercado. Isso inclui, por exemplo, desenvolver uma embalagem e atestar a segurança do produto.

Um outro grupo de alunos desenvolveu um iogurte vegetal à base de figo-da-índia. Uma embalagem deste produto vegan, sem lactose e sem glúten custaria dois euros, caso chegasse ao mercado. Embora não seja esse o principal objetivo, já houve produtos confecionados na "kitchen lab" da Universidade Católica a serem comercializados.

Últimas