Um homem de 53 anos foi detido esta terça-feira por posse de munições de calibre proibido, anunciou em comunicado a Guarda Nacional Republicana (GNR). A detenção ocorreu na sequência de uma investigação relacionada com a caçada na Herdade da Torre Bela, no concelho da Azambuja, em dezembro de 2020, onde foram mortos 540 animais.
Na operação foram também apreendidos diversos documentos relacionados com a investigação nos distritos de Lisboa, Santarém e Portalegre, onde foram cumpridos 14 mandados de busca.
"Na sequência de uma investigação que decorre relacionada com a caçada que ocorreu na Herdade da Torre Bela em dezembro de 2020, os elementos do NICCOA deram cumprimento a 14 mandados de buscas, seis domiciliárias e oito em empresas, nos distritos de Lisboa, Santarém e Portalegre", lê-se na nota.
A operação contou com o reforço da estrutura de investigação criminal dos Comandos Territoriais de Lisboa, Santarém e Portalegre, e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).
A 28 de dezembro de 2020, o Ministério Público abriu um inquérito-crime à montaria da herdade da Torre Bela. Na altura, também o Instituto da Conservação da Natureza abriu um processo para averiguar "os factos ocorridos e eventuais ilícitos" relacionados com o abate dos animais, a maioria veados e javalis e suspendeu a licença da Zona de Caça da Torre Bela.