País

Comissão Independente já recebeu mais de 320 testemunhos de abusos sexuais em crianças na Igreja

Coordenador da equipa espera que a justiça seja rápida a agir, numa altura em que 16 denúncias já foram enviadas para o Ministério Público.

A Comissão Independente que estuda os casos de abuso sexual em crianças na Igreja Católica já recebeu mais de 320 testemunhos. O coordenador da equipa espera que a justiça seja célere. Até ao momento, 16 testemunhos foram enviados para o Ministério Público.

Pedro Strecht assumiu ainda que “era expectável” pela comissão o abrandamento das denúncias desde o primeiro balanço – em 10 de fevereiro, quando tinham sido recebidos 214 testemunhos – até agora, quando estão contabilizados 326 depoimentos.

Por outro lado, o coordenador da Comissão Independente assinalou que a maioria destas vítimas continua a identificar-se com a Igreja Católica e que, por isso, devem ter o apoio da instituição.

“A grande percentagem das pessoas que responde ao inquérito considera-se católica à data dos abusos e, mesmo assim, continua a descrever-se após os abusos como maioritariamente católica. É gente da própria Igreja, que à Igreja em geral interessa continuar a cuidar, tanto agora como no futuro”, finalizou.

As denúncias e testemunhos podem chegar à comissão através do preenchimento de um inquérito online, através do número de telemóvel +351 917 110 000 (diariamente entre as 10:00 e as 20:00), por correio eletrónico, em geral@darvozaosilencio.org e por carta para “Comissão Independente”, Apartado 012079, EC Picoas 1061-011 Lisboa.

Últimas