País

Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros ameaça convocar greve nacional

Assinala-se esta quarta-feira o Dia de luto nacional pelos enfermeiros.

SIC Notícias

A Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros admite convocar uma greve nacional, quando terminar a pandemia, se o Governo não retomar rapidamente as negociações do acordo coletivo de trabalho.

Simbolicamente, neste 25 de novembro, a federação decretou luto nacional pelos profissionais que nos últimos nove meses têm trabalhado no limite das forças, apesar de se sentirem desmotivados.

Às 15:00 está previsto um minuto de silêncio "em protesto contra os 15 anos de congelamento das progressões dos enfermeiros", e que estes profissionais utilizem laços ou braçadeiras pretas na farda em sinal de luto nacional.

A federação agendou este dia de luto nacional para 25 de novembro, para coincidir com o 25 de novembro de 1975, "uma data decisiva para que a revolução de 25 de Abril de 1974 não tivesse gerado uma nova Cuba ou Albânia, mas representasse a construção do Estado de Direito democrático".

"Assinalar o 25 de novembro, data a que a esmagadora maioria dos democratas adere, é reafirmar o compromisso com os princípios universais da liberdade de expressão, do pluralismo partidário e das eleições livres", sustenta aquela estrutural sindical.

Veja também:

Últimas