País

Primeiro-ministro "não mentiu no Parlamento" sobre Alexandre Herculano

O gabinete do primeiro-ministro assegurou hoje que António Costa "não mentiu no Parlamento" sobre a Escola Alexandre Herculano, contrariando a versão do PSD segundo a qual o anterior governo "garantiu as condições" para as obras de requalificação.

© Rafael Marchante / Reuters

Num esclarecimento enviado às redações, remeteu a cópia de um despacho enviado à Parque Escolar em 2011 pelo executivo de Passos Coelho e a lista de escolas suspensas com a descrição das respetivas empreitadas. Nessa lista, consta a escola secundária Alexandre Herculano no Porto.

Em resposta ao comunicado do PSD, o gabinete de António Costa diz que "o primeiro-ministro não mentiu no Parlamento como escreve falsamente em comunicado o PSD".

Em causa estão declarações de António Costa no debate quinzenal de hoje na Assembleia da República, quando o primeiro-ministro falou sobre o encerramento daquela escola secundária na quinta-feira, por chover em várias das salas de aula. O chefe de Governo disse que a Alexandre Herculano é uma das 39 escolas cujas obras estavam adjudicadas em 2011 "e que foi anulada quando o doutor Pedro Passos Coelho chegou ao Governo".

O grupo parlamentar laranja alegou depois que "as declarações do senhor primeiro-ministro são falsas e assegurou que "o anterior Governo garantiu as condições para a realização da obra, através de fundos comunitários", tendo o executivo PSD/CDS-PP reservado para tal "seis milhões de euros, assumindo o Governo 15% desta verba".

Com Lusa


Últimas