País

Cavaco Silva rendido à "visão estratégica" de Xangai

O Presidente português, Aníbal Cavaco Silva,  elogiou hoje a "visao estratégica" das autoridades de Xangai, qualificando  aquela grande metrópole chinesa como "uma cidade fantástica". 

"Esta cidade fantástica desempenha um papel crucial no objectivo comum  de intensificação das relações entre Portugal e a China", disse Cavaco Silva,  num banquete oferecido pelo lider do governo municipal de Xangai, Yang Xiong.

Xangai - uma metrópole cuja paisagem é dominada por arranha-céus e uma  densa rede de vias de elevadas, construídas quase todas nos últimos vinte  anos - tem uma área pouco maior do que o Algarve e cerca de 24 milhões de  habitantes. 

Recordando a anterior visita a Xangai, em abril de 1994, como primeiro-ministro,  o Presidente português afirmou: "Hoje vejo erigido um projeto grandioso,  que me foi apresentado "no papel" pelas autoridades de então". 

"Processos desta dimensão exigem grande determinação e visão estratégica.  Xangai demonstrou ter essas capacidades", acrescentou. 

Cavaco Silva iniciou, na segunda-feira, em Xangai uma visita de uma  semana à China destinada a reforçar as relações bilaterais e a promover  Portugal como "um parceiro fiável" da nova potência emergente na Ásia Oriental.

É a primeira visita de um chefe de Estado português à China desde 2005.

 

Lusa

Últimas