País

Buscas na praia do Meco suspensas durante a noite 

As operações de busca para encontrar os cinco  jovens desaparecidos na praia do Meco vão manter-se durante a noite apenas  com meios terrestres, disse à agência Lusa o comandante do Porto de Setúbal,  Lopes da Costa. 

"As buscas por via marítima são suspensas durante a noite. Na quarta-feira  deverão ser feitas com embarcações semirrígidas, mais flexíveis, que permitem,  uma fiscalização mais eficaz junto à costa", explicou. 

De acordo com o mesmo responsável, como as buscas com a fragata Bartolomeu  Dias e com lanchas de fiscalização não se revelaram eficazes, a partir de  quarta-feira deverão ser utilizadas embarcações semirrígidas, que têm a  possibilidade de se aproximarem muito mais da zona costeira. 

As operações de busca dos cinco desaparecidos estão a decorrer desde  a madrugada de domingo ao largo da praia do Meco e na zona mais a sul, até  à praia dos Lagosteiros, no Cabo Espichel.  

Os cinco jovens desaparecidos - quatro raparigas e um rapaz - integravam  um grupo de sete alunos da Universidade Lusófona que tinha alugado casa  em Alfarim para passar o fim de semana naquela zona do concelho de Sesimbra.

Um dos jovens conseguiu sair da água por meios próprios e alertar as  autoridades para a tragédia que terá ocorrido cerca da 1:00 da madrugada  de domingo, e que provocou seis desaparecidos. 

De acordo com relato daquele que, muito provavelmente, será o único  sobrevivente, os sete jovens terão sido arrastados para água por uma onda,  quando se encontravam à beira da água, na praia do Meco. 

Os outros seis elementos do grupo foram dados como desaparecidos e,  até hoje só foi recuperado o corpo de um jovem, encontrado domingo de manhã,  já sem vida. 

Junto à praia do Meco continuam instaladas duas tendas da Proteção Civil,  onde está a ser assegurado apoio psicológico aos familiares e amigos dos  jovens por psicólogas do Instituto Nacional de Emergência Médica e dos Bombeiros  de Sesimbra. 

 

Lusa

Últimas