Opinião

O que aprendi com o meu cão, para melhorar as organizações

Tenho um cão há dois anos e ao passeá-lo na rua ganhei uma nova perspetiva sobre as interações humanas. Muito poderia dizer sobre o tema, mas ao pensar nas aprendizagens possíveis de transferir para o ecossistema complexo das organizações, identifiquei dois aspetos centrais. Hoje partilho convosco o primeiro: o sorriso.

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Tânia Ribeiro

Lição 1: o efeito multiplicador de um sorriso

Os cães têm uma disponibilidade ilimitada de dar, de transmitir emoções positivas a todos os que o rodeiam, e por onde quer que passem. E, salvo raras exceções, mesmo as pessoas que se cruzam connosco com um olhar ausente, triste ou zangado, acabam por não resistir ao “sorriso” desarmante, genuíno e simples do meu cão. Nos seus rostos, antes inexpressivos, surge um sorriso tímido. A cena termina invariavelmente com as pessoas a sorrirem para mim e eu a sorrir de volta. E do nada, acontece um momento fugaz de bem-estar, de energia positiva partilhada.

E se levássemos isto para as organizações, qual poderia ser o efeito multiplicador de um sorriso?

As organizações como bem sabemos, são ecossistemas humanos complexos (pessoas diversas, com expetativas distintas), em contexto turbulento, fruto da aceleração e transformação dos mercados. É normal que neste contexto de mudança e alguma ambiguidade, os colaboradores se sintam pressionados e com excesso de trabalho – novas formas de trabalhar, novas competências, novas ferramentas, assumindo assim por vezes, comportamentos mais defensivos e fechados.

Mas quem é que gosta de trabalhar em ambientes pesados ou negativos? Quem é que se sente mais produtivo ou feliz? Penso que muito poucas pessoas. Melhorar o clima organizacional e o espírito de equipa depende de diversos fatores, mas porque não começar por nós, numa escala mais micro?

O sorriso é um gesto pequeno e simples, mas tem um efeito poderoso. Todos nós reagimos em espelho, e todos nós conseguimos multiplicar o sorriso, levando bem-estar ao outro e contaminando com energia positiva a nossa equipa e organização.

Caro leitor, aceita o desafio de experimentar e dar este pequeno passo?

Nos próximos dias sorria aos colegas (basta um sorriso pequeno, desde que genuíno) e depois partilhe connosco, nas redes sociais da SIC Notícias, se está a conseguir contribuir para um ambiente um pouco mais positivo. Termino a desejar-lhe: “bons sorrisos”.

Pode também enviar a sua experiência para omeutestemunho@sic.impresa.pt


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