Olhares pelo Mundo

Chinelos feitos de pó: jovem designer transforma lixo doméstico em moda sustentável

O que para muitos é apenas sujidade para o aspirador, para Rahat Rai é matéria-prima. O designer de 21 anos criou um tecido semelhante ao feltro a partir da poeira doméstica. No arranque do projeto de design ecológico, foi feito um par de chinelos, mas ideia é não ficar por aí.

Elisa Macedo

Ana Isabel Pinto

Será que a poeira pode ser a próxima tendência do design ecológico? Essa é a aposta de Rahat Rai, recém-formado em design pela Universidade Ravensbourne, em Londres, que desenvolveu chinelos feitos com poeira recolhida em aspiradores.

O projeto Done & Dusted reaproveita o lixo do dia a dia, transformando-o num material resistente e maleável, semelhante ao feltro. O processo começa com a separação da poeira para eliminar detritos maiores e indesejáveis, como gravetos, unhas ou fios de cabelo. O pó restante é achatado e aquecido, eliminando bactérias e outros contaminantes.

O tecido final, reforçado com costuras e látex, foi utilizado por Rai para criar chinelos duráveis. Embora ainda não sejam práticos para uso diário, os protótipos mostram o potencial de repensar o desperdício como recurso criativo.

Inspirado pelo crescente interesse por materiais sustentáveis na moda - como lã reciclada e fibras vegetais - Rai acredita que o seu tecido de pó pode ter aplicações além do calçado, incluindo embalagens e mobiliário. O jovem designer já estuda parcerias com empresas de limpeza para garantir o fornecimento de matéria-prima.

"Foi uma decisão arriscada, um tiro no escuro", admite o jovem designer à agência Reuters, mas se depender de Rai, o pó que se acumula nos cantos pode ter um futuro brilhante no design sustentável.

Últimas