A icónica esmeralda Aga Khan, um alfinete com uma esmeralda rara de 37 quilates rodeada de diamantes, pode alcançar até 8 milhões de dólares num leilão da Christie’s, hoje, em Genebra.
Este alfinete foi um presente do Príncipe Aga Khan à sua noiva, Nina Dyer, em 1960. Nina, que viveu uma vida marcada pelo glamour e pela tragédia, suicidou-se apenas cinco anos depois.
Em 1969, o então jovem François Curiel, hoje presidente da Christie’s Europe, assistiu à venda desta peça na Christie’s, quando foi comprada pela Van Cleef & Arpels.
"A pièce de résistance da venda é a esmeralda de Aga Khan de 37 quilates, que o príncipe Aga Khan ofereceu à sua noiva Nina Dyer, quando se casaram", contou à Reuters François Curiel.
A venda desta esmeralda teve lugar na Christie's há 55 anos e foi comprada na altura por Jacques Arpels da Van Cleef & Arpels.
"Perdemos o rasto dela até março deste ano, quando um colecionador a trouxe até nós e aqui está à venda. Foi vendido por 600.000 francos suíços na altura, hoje, está avaliada entre 6 a 8 milhões de dólares".
Pela segunda vez em mais de meio século, a Esmeralda Aga Khan será leiloada na terça-feira, 12 de novembro, no leilão Magnificent Jewels da Christie’s.
Além desta peça, a Christie’s apresenta também o Colar Maharaja, uma joia que se transforma, que pode ser usada como um colar único ou dividido em 16 peças, com um valor estimado entre 5 a 6 milhões de dólares.
"Um colar Van Cleef & Arpel, o Colar de Maharaja. É tão extraordinário que se transforma em 16 peças de joalharia diferentes que se podem usar. (...) Estima-se que o seu custo se situe entre os 5 e 6 milhões de dólares".
Há ainda um colar de diamantes Cartier da Sassoon Family Collection, que poderá alcançar 1,5 milhões de dólares.