No próximo mês, durante três dias, em Inglaterra, será promovido um leilão com mais de 1.500 adereços de filmes como Harry Potter, James Bond, Batman e O Bom, o Mau e o Vilão.
A leiloeira Propstore tem em sua posse 1.800 objetos que pretende vender entre 14 e 17 de novembro e arrecadar, assim, cerca de 12 milhões de euros.
Os itens que integram a memorabília vão desde fatos e casacos usados por algumas das maiores estrelas de cinema de sempre até simples estátuas ou outros objetos que compuseram os cenários de algumas das maiores produções audiovisuais de sempre.
A joia da coroa deste leilão é um capacete de Sandtrooper da mítica saga Star Wars, que deverá ser licitado entre os 300 mil e os 600 mil euros.
"Penso que todos os fãs da "Star Wars" se lembrarão do momento em que Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi chegam ao porto espacial de Mos Eisley e são parados pelos Stormtroopers. E, claro, vemos Obi-Wan Kenobi usar o seu truque mental Jedi dizendo "Estes não são os dróides que procuram". E depois o Stormtrooper que lhes diz para seguirem em frente, é este capacete de Stormtrooper. No mundo dos Stormtroopers, só foram feitos cerca de 30 Stormtroopers, fatos completos de Stormtrooper para o filme original de "Star Wars". A partir daí, podemos destilar o número de Sandtroopers e este é, de facto, um capacete de Sandtrooper, e só foram feitos meia dúzia deles. Por isso, é também um artefacto incrivelmente raro", revela Stephen Lane, fundador e diretor-executivo da Propstore, a leiloeira responsável pelo evento.
Ainda no universo da saga criada por George Lucas, será possível adquirir a bengala de Yoda que foi utilizada tanto no filme O Império Contra-Ataca como no O Regresso de Jedi, de acordo com a Propstore.
Mas há itens para todos os gostos cinematográficos. Por exemplo, será leiloado também o fato usado por Michael Keaton em O Regresso de Batman e o fato de Daniel Craig em 007 Skyfall.
O casaco comprido utilizado por Clint Eastwood no clássico O Bom, o Mau e o Vilão integra também o leque de adereços.
“Penso que uma das peças de vestuário mais interessantes que temos chegou-nos de uma casa de vestuário em Itália. Nunca tinha sido estado no mercado. Na verdade, foi descoberta depois de a Propstore os ter visitado, à procura de alguns destes artefatos. É o casaco comprido de Clint Eastwood de “O Bom, o Mau e o Vilão”. O espanador é um traje sinónimo da maioria dos filmes de faroeste. Este é considerado um dos melhores filmes de faroeste, talvez de todos os tempos. E as peças de vestuário de Clint Eastwood desses filmes praticamente nunca aparecem. Por isso, estamos muito entusiasmados por ter isso.”, refere Stephen Lane.
Com Reuters