As ondas de calor em toda a Europa no verão de 2023 fizeram com que as temperaturas atingissem os 40ºC em partes do Mediterrâneo, incluindo Espanha, Itália e Grécia.
Com temperaturas recordes registadas em todo o mundo no ano passado, muitos turistas procuram destinos de férias mais frescos para 2024.
Os dados do Google Trends mostram um aumento de 300% no termo de pesquisa “férias mais frescas” em comparação com o mesmo período há12 meses.
O termo coolcation é a última tendência nas viagens de férias de verão, significa simplesmente tirar férias num destino mais frio.
A Noruega é um dos países que está a tirar proveito da nova moda, com campanhas oficiais.
"É o oposto de férias no sul, ir de férias para um destino onde não faz muito calor. É uma nova tendência. Sentimo-lo em Bergen no verão passado e penso que o sentiremos ainda mais este ano", diz o diretor de turismo de Visit Bergen, Anders Nyland.
Ondas de calor de 2023 bateram todos os recordes mundiais. o verão de 2023 foi o mais quente dos últimos dois mil anos no hemisfério norte e a tendência é para continuar.
Maio de 2024 foi o mês de maio mais quente já registado em todo o mundo, tornando-se o 12.º mês consecutivo a quebrar o seu próprio recorde, de acordo com o Observatório Europeu Copernicus.