Olhares pelo Mundo

Robôs podem ser em breve a ajuda que faltava nas bombas de combustível

Para muitos, a tarefa de ir pôr combustível não é das mais agradáveis. O tempo em que um amável funcionário ajudava nessa tarefa já lá vai, mas um ajudante moderno pode estar prestes a chegar.

Elisa Macedo

Ana Isabel Pinto

Os carros que chegam aos postos de combustível nos Emirados Árabes Unidos poderão em breve encontrar um braço robótico de abastecimento ao lado das bombas tradicionais. Um projeto piloto já está em fase de testes na capital, Abu Dhabi.


Com a ajuda de sensores e câmaras, o braço robótico estende-se em direção ao veículo, abre a tampa do tanque de combustível e alinha para abastecer a viatura.

A Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (ADNOC) lançou o projeto piloto. Os robôs estão a ser testados numa estação de serviço na capital, o mesmo é dizer que os clientes que ali chegam têm a possibilidade de optar pelo abastecimento feito por um braço robótico. Uma experiência orientada por Inteligência Artificial (IA) que pode, em breve, chegar a mais pessoas neste e noutros países.

O braço robótico utiliza tecnologia de visão computacional e foi projetado para ser rápido e ecologicamente correto, visto que tem a capacidade de evitar derramamentos, segundo dados da gigante petrolífera dos Emirados Árabes Unidos.

"Essa tecnologia simplifica todo o processo e vai auxiliar na capacidade de gerir o fluxo do tráfego nos postos de combustível", explica à Reuters Saleh Al Zaabi, responsável do departamento de engenharia da ADNOC.

Assim, o sistema robotizado demonstrado em Abu Dhabi, como testemunhou a reportagem da agência Reuters, deverá ser também utilizado no apoio ao pessoal existente, para aumentar a produtividade e reduzir os tempos de espera.

Últimas