Olhares pelo Mundo

"Estou muito feliz": as conquistas da mulher de 90 anos mais rápida do mundo

A atleta já conquistou vários recordes mundiais e europeus da faixa etária em que compete.

Ana Isabel Pinto

SIC Notícias

Emma Mazzenga é italiana, tem 90 anos e é a mulher mais rápida do mundo no seu escalão etário. Neste mês de maio, Mazzenga conquistou mais um recorde mundial, após correr 200 metros ao ar livre em 51,47 segundos.

A atleta já conquistou cinco recordes mundiais, nove europeus e as 28 melhores marcas italianas em competições de sprint.

Após bater o anterior recorde (53,35), conquistado pela japonesa Emiko Saito em 2022, Mazzenga afirma estar "muito feliz e satisfeita". Confessa também estar "surpreendida porque não pensei que fosse tão rápida".

Assim como todos os atletas, Emma Mazzenga segue rigorosamente os seus rituais para as corridas: nunca corre de meias e também nunca utiliza as mesmas sapatilhas nos treinos.

Apesar de quase nunca ter concorrentes na sua categoria (W90), Mazzenga admite que "se não tiver concorrentes, sei que vou ganhar desde o início, por isso o meu objetivo é fazer um bom tempo".

Iniciou a carreira no atletismo aos 53 anos e diz ter sido um conforto importante nestes últimos anos.

"Ajudou-me a ultrapassar alguns momentos difíceis, que naturalmente não faltaram numa vida tão longa como a minha", disse. Correr “também me permitiu estar sempre rodeada de muita gente, para nunca estar sozinha”.

Últimas