Dezenas de milhares de residentes no sudeste da Austrália foram aconselhados a abandonar as suas casas esta quarta-feira devido a uma intensa onda de calor que as autoridades receiam que poderá agravar ainda mais um grande incêndio florestal no estado de Victoria, que enfrenta as piores condições em quatro anos.
Foram emitidos alertas de perigo de incêndio extremo na maioria do estado de Victoria, com a região de Wimmera, no oeste, a receber a classificação “catastrófica”, o nível de alerta mais alto. Mildura, uma cidade rural com cerca de 56.000 habitantes, pode atingir 45ºC, segundo o Instituto de Meteorologia australiano (Bureau of Meteorology).
Uma onda de calor deve chegar do interior da Austrália, passando por Victoria antes de provavelmente se deslocar para o leste, para o estado de Nova Gales do Sul, na quinta-feira (29 de fevereiro).
Centenas de bombeiros ainda lutavam contra um grande incêndio perto da cidade de Ballarat, 95 km a oeste de Melbourne. O incêndio, que arde desde 22 de fevereiro destruiu casas, matou gado e queimou mais de 20 mil hectares.