Olhares pelo Mundo

Cão preferido dos norte-americanos já não é o que era

Durante três décadas, o labrador foi a raça mais apreciada nos Estados Unidos, mas os dados de 2022 mostram agora uma nova preferência.

Ana Isabel Pinto

Elisa Macedo

Pela primeira vez em 30 anos, há uma nova raça favorita de cães nos Estados Unidos. O buldogue francês destronou o labrador, habitualmente o mais apreciado pelos norte-americanos. Os dados divulgados esta quarta-feira são do American Kennel Club - AKC, o maior e mais antigo clube de registo de cães de raça pura dos EUA.

O ranking baseado nos cães registados em 2022 mostra que disparou o número de buldogues franceses. Para esse aumento terá contribuído o facto de várias celebridades terem cães desta raça, incluindo Leonardo di Caprio e Lady Gaga. O buldogue francês nem estava no top 75 há um quarto de século.

Com raízes em Inglaterra e França, o buldogue francês conquistou os norte-americanos. Conhecida por ser particularmente afetuosa e alegre, esta é uma raça também apreciada por famílias com crianças

Raças no top cinco do AKC

1 - buldogue francês

2 - labrador

3 - golden retriever

4 - pastor alemão

5 - poodles

O registo da organização sem fins lucrativos AKC abrange cerca de 200 raças, mas o buldogue francês representa quase 1 em cada 7 dos mais de 716.500 recém-chegados no ano passado.

Os pequenos buldogues têm merecido atenção crescente dos norte-americanos, impulsionada também pelas redes sociais. Para a popularidade da raça, contribuíram resultados em concursos recentes.

No ano passado, um buldogue francês chamado Winston ficou em segundo lugar no Westminster Kennel Club Dog Show e depois venceu o National Dog Show organizado pelo Kennel Club em Filadélfia.

Últimas