O recorde não era ultrapassado há mais de uma década. Famoso por gostar de enfrentar desafios complicados, o influencer Eric Decker, conhecido no Youtube como "Airrack", aliou-se à popular marca Pizza Hut. Foram necessários 6.193 kg de massa, 2.244 kg de molho, 3.992 kg de queijo e 630.496 fatias de pepperoni para fazer a recordista pizza com 1.200 metros quadrados.
O evento realizado nos Estados Unidos foi também um pretexto para a marca aproveitar para relançar a Big New Yorker, uma pizza de dimensões maiores que o habitual, de queijo e pepperoni, muito popular em Nova Iorque nos anos 90 e 2000 por ter fatias dobráveis.
Eric Decker e a Pizza Hut organizaram o desafio no Los Angeles Convention Center, na Califórnia, onde a pizza começou a ser preparada na quarta-feira, 18 de janeiro, e só foi finalizada dois dias depois.
O Guinness World Records confirmou depois o recorde alcançado pela insólita parceria.
De acordo com o CEO da Pizza Hut, David Graves, em declarações à agência Reuters, a maior pizza do mundo não era só para alcançar um novo recorde. Os mais de 68.000 pedaços que dela resultaram foram doados a bancos alimentares de Los Angeles, que distribuem comida a famílias carenciadas.
O recorde anterior de maior pizza do mundo tinha sido alcançado em 2012, por um grupo de chefs italianos em Roma, que prepararam uma pizza redonda que foi batizada com o nome Ottavia.
Eric Decker que já anteriormente tinha cumprido desafios considerados "impossíveis", como ir a 100 encontros em 24 horas ou cruzar os Estados Unidos em linha reta, assume que este era um desejo que tinha há 18 anos. No Twitter, o influencer confessa como surgiu a ideia: “Quando eu tinha 8 anos, dei uma festa de pizza numa pista de bowling e ninguém apareceu”.