Portugal foi um dos países que avançou no domingo co o reconhecimento do Estado da Palestina, bem como o Canadá, a Austrália e o Reino Unido, tornando-se o 13º país da União Europeia a reconhecer o Estado palestiniano.
Para Luís Ribeiro, comentador da SIC, esta decisão mostra que “a Europa era a exceção e não a regra”, já que, no mundo, 147 países - cerca de 75% dos membros da ONU - já tinham dado esse passo.
Até ontem, apenas 24 dos 48 países europeus tinham reconhecido a Palestina. Com as novas adesões, esse número subiu para 30.
"A principal motivação é pressionar e isolar Israel, tendo em conta aquilo que está a acontecer em Gaza, mas também para tentar impedir que aconteça aquilo que parece ser o caminho que Israel está a tomar na Cisjordânia".
Este é um dos assuntos em destaque na análise à atualidade internacional no habitual explicador do Jornal do Dia, hoje com o comentador Luís Ribeiro.