Arranca esta segunda-feira em Nice, no sul de França, a terceira Conferência da ONU sobre o oceano. São esperados 80 chefes de Estado e de Governo, incluindo o primeiro-ministro Luís Montenegro.
Até sexta-feira, estão previstos painéis de discussão com cientistas, organizações e governos com o objetivo de conservar e usar de forma sustentável os oceanos.
A conferência vai reunir governos, organizações intergovernamentais, instituições financeiras internacionais, organizações não governamentais, organizações da sociedade civil, universidades, a comunidade científica, povos indígenas e comunidades locais.
É esperado ainda o anúncio de mais de 88 mil milhões de euros de novo financiamento para a economia azul.
O encerramento acontecerá com a aprovação da "Declaração de Nice para a Ação no Oceano", um documento político não vinculativo, adotado por consenso, que refletirá a posição dos Estados-Membros sobre temas como biodiversidade, poluição, financiamento e governança.
Além do o primeiro-ministro, a presença portuguesa será assegurada pela ministra do Ambiente e Energia, o ministro da Agricultura e Mar e o secretário de Estado das Pescas e do Mar.