Mundo

Tensão entre Trump e Harvard cresce com disputa sobre estudantes estrangeiros

Donald Trump teima em impedir que estudantes estrangeiros se matriculem em Harvard, mesmo depois de a universidade ter considerado a medida ilegal e de esta ter sido suspensa por um juiz. O presidente norte-americano escreveu, este domingo, na sua plataforma Truth Social que "quer saber quem são os estudantes internacionais".

Márcia Torres

Vítor Moreira

Donald Trump volta à carga nas redes sociais em defesa da medida aprovada pela sua administração que não avançou por ordem de um juiz, mas que impedia a Universidade de Harvard de matricular alunos estrangeiros no próximo ano letivo.

Na plataforma Truth Social, o presidente norte-americano acusa Harvard de falta de transparência, quer saber quem são estes estudantes, exige nomes e países de origem dos quase 31% de alunos estrangeiros, diz que é um pedido razoável, dados os milhares de milhões de dólares que a instituição recebe, e quer que a universidade "pare de pedir" dinheiro ao Governo.

A medida foi anunciada na quinta-feira, altura em que Donald Trump pôs em causa os critérios de admissão destes estudantes.

É uma decisão que poderia afetar quase sete mil estrangeiros numa das principais universidades do país, mas que, em menos de um dia, foi suspensa pelo Tribunal, depois de a Universidade ter avançado com uma ação judicial.

Harvard acusa o Presidente norte-americano de estar a retaliar de forma ilegal.

A tensão escalou a partir de abril, depois de Harvard ter recusado ordens da Casa Branca para limitar protestos pró-Palestina nas universidades.

Últimas