Mundo

Receção insólita na Albânia: líderes europeus em versão 'mini' recriados por inteligência artificial

Uma entrada insólita para uma cimeira séria. À receção dos líderes europeus, a Albânia deu as boas-vindas aos convidados de uma forma, no mínimo, inusitada. A mini versão de António Costa, presidente do Conselho Europeu, falou com sotaque brasileiro. 

SIC Notícias

À chegada a Tirana, os líderes europeus foram surpreendidos por uma iniciativa original das autoridades albanesas: vídeos personalizados de cada chefe de Estado e de Governo, recriados com recurso a inteligência artificial, como se fossem crianças. 

De Emmanuel Macron a Giorgia Meloni, todos surgem nas imagens a dar as boas-vindas à Albânia, nas respetivas línguas maternas. 

No caso do presidente do Conselho Europeu, António Costa, foi utilizada uma voz com sotaque brasileiro, um detalhe que não passou despercebido e que gerou alguns sorrisos entre os presentes.

Com a guerra na Ucrânia na agenda, os líderes da União Europeia e de todos os países europeus, exceto Rússia e Bielorrússia, reúnem-se esta sexta-feira em Tirana para discutir o futuro do continente.

A Comunidade Política Europeia (CEP) é um fórum intergovernamental para discussões políticas e estratégicas sobre o futuro da Europa, criado em 2022 após a invasão russa da Ucrânia.

Últimas