Mundo

Sismo de 6,1 sentido na ilha de Creta, na Grécia

O abalo foi registado ao final da noite de terça-feira a uma profundidade de cerca de 70 quilómetros.

NurPhoto

SIC Notícias

Um sismo de magnitude de 6,1 na escala de Richter foi registado esta noite ao largo da ilha de Kasos, na Grécia, a uma profundidade de cerca de 70 quilómetros, avança o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM). Terá sido sentido na ilha de Creta.

O abalo foi registado pelas 22h51 (hora local).

Inicialmente, o Centro Alemão de Pesquisas em Geociências (GFZ) dava conta de um abalo de 6,3 na escala de Richter, mas a magnitude foi revista.

O epicentro foi localizado no mar a 15 quilómetros da ilha de Kasos, no sul do mar Egeu, e a cerca de 100 quilómetros da costa de Creta e da ilha de Santorini, adiantou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Risco de tsunami

A Proteção Civil grega emitiu um alerta na rede social X para o risco de um possível tsunami na região, aconselhando a população a afastar-se da costa e a seguir as instruções das autoridades locais.

Nenhuma informação das autoridades gregas foi disponibilizada imediatamente sobre possíveis vítimas ou danos, noticiou a agência France-Presse (AFP).

A região da ilha de Santorini, no mar Egeu, um importante destino turístico grego, sofreu uma atividade sísmica excecional em janeiro e fevereiro, com milhares de abalos que obrigaram alguns residentes a fugir.

Situada em várias falhas geológicas no sudeste do Mediterrâneo, a Grécia é regularmente afetada por sismos.

O último sismo mortal no arquipélago ocorreu em outubro de 2020 na ilha de Samos, no mar Egeu, entre a Grécia e a Turquia.

Com magnitude 7, o sismo fez dois mortos em Samos e mais de 100 em Izmir, cidade portuária turca.

Últimas