Mundo

Dia da Vitória: Putin recebe o presidente chinês no Kremlin

Xi Jinping garantiu que Pequim vai continuar a trabalhar com Moscovo para enfrentar o que considera ser uma intimidação internacional. O presidente russo diz que quer, ao lado da China, combater o fascismo e o nazismo.

SIC Notícias

O Presidente russo, Vladimir Putin, recebeu esta quinta-feira no Kremlin o presidente chinês Xi Jinping que está na Rússia para as celebrações do Dia da Vitória que assinalam os 80 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial. 

Xi Jinping garantiu que Pequim vai continuar a trabalhar com Moscovo para enfrentar o que considera ser uma intimidação internacional.

“Perante a contracorrente do unilateralismo e da intimidação a nível internacional, a China trabalhará com a Rússia para assumir as responsabilidades especiais enquanto potências mundiais e membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, diz o presidente chinês. 

O presidente russo diz que quer, ao lado da China, combater o fascismo e o nazismo.

“A vitória sobre o fascismo, alcançada às custas de enormes sacrifícios, tem um significado duradouro. Juntamente com os nossos amigos chineses, defendemos com firmeza a verdade histórica, protegemos a memória dos eventos dos anos de guerra e combatemos as manifestações modernas de neonazismo e militarismo”, afirma o presidente russo.    

Vários líderes mundiais já começaram a chegar à Rússia para as comemorações do Dia da Vitória. São esperadas delegações de 30 países na Praça Vermelha na sexta-feira.

Últimas