Mundo

Português detido nos EUA aguarda decisão sobre deportação numa prisão a 200 km de casa

O português detido na fronteira dos Estados Unidos pode ser deportado do país, mesmo tendo residência permanente em território norte-americano. Rui Murras permanece há quase um mês sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega.

SIC Notícias

Apesar de viver há 30 anos no estado norte-americano de Massachusetts, Rui Murras, de 32 anos, corre agora o risco de ser deportado. O português foi viver para os Estados Unidos com 2 anos. É um residente legal, com um green card. A autorização de residência permanente em solo norte-americano não impediu a sua detenção, a mais de 200 quilómetros de casa, depois de umas férias no México.

Foi por causa de um registo criminal antigo que Rui Murras foi detido há quase um mês pela Patrulha de Fronteira norte-americana. O cidadão português foi acusado, em 2012, de tráfico de drogas. E tem ainda um processo — arquivado — por condução sob o efeito de álcool, em 2017.

Desde o regresso de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, somam-se os casos de cidadãos com residência permanente e legal detidos e em processo de deportação.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português garante estar a acompanhar o caso. Só no ano passado, 387 portugueses foram expulsos ou deportados dos países estrangeiros onde viviam. A maior parte devido à prática de crimes ou à permanência ilegal nesses territórios.

Últimas