Mundo

"Porque é que não veste um fato?” A insólita pergunta feita a Zelensky na Casa Branca

Em tom provocatório, um repórter de um canal televisivo de extrema-direita dirigiu-se ao presidente da Ucrânia e questionou a razão pela qual não usa fato. Zelensky respondeu-lhe que, no final da guerra, talvez compre um “melhor e mais barato” do que o dele. O momento está a correr a internet.

Rita Carvalho Pereira

Um repórter pró-Trump perguntou ao presidente da Ucrânia o motivo pelo qual este não usa fato. O momento insólito aconteceu, esta sexta-feira, durante a visita de Volodymyr Zelensky à Casa Branca. 

Quando Zelensky se encontrava na Sala Oval, ao lado do presidente e do vice-presidente norte-americanos, para prestar declarações à imprensa, foi abordado por um homem. Era um repórter, de seu nome Brian Glenn, colaborador do Real America's Voice, um canal de televisão e streaming de direita e extrema-direita.

Em tom jocoso, Glenn dirigiu-se ao presidente ucraniano para lhe colocar uma questão. 

“Porque é que não veste um fato?”, perguntou o repórter pró-Trump a Zelensky. 

“Está na sala ao mais alto nível do país e recusa-se a usar um fato. Tem sequer um fato?”, atirou, de seguida. 

O presidente ucraniano, visivelmente afetado pela pergunta, respondeu ao repórter com outra interrogação: “Tem algum problema?”. 

Zelensky continuou a resposta afirmando que, quando a guerra terminasse, adotaria outro “traje”. “Talvez alguma coisa como o que você tem vestido”, disse o líder ucraniano a Brian Glenn.“Se calhar algo melhor, se calhar algo mais barato”, acrescentou.

A estranha interação está agora a ser difundida nas redes sociais. 

Além de repórter do Real America's Voice, Brian Glenn é também companheiro de Marjorie Taylor Greene, uma congressista republicana que representa o estado da Geórgia e teórica da extrema-direita.

A provocatória interação entre Glenn e Zelensky aconteceu durante aquele que foi um encontro de alta tensão entre os presidentes da Ucrânia e dos Estados Unidos da América. Perante a imprensa, e em direto para todo o mundo, Trump acusou Zelensky de "desrespeito" e falta de gratidão.

O líder ucraniano acabou por deixar a Casa Branca sem assinar o acordo para a concessão aos Estados Unidos dos minerais raros ucranianos, uma exigência de DonaldTrump como forma de compensação pelo dinheiro que os norte-americanos gastaram no apoio militar à Ucrânia.

Últimas