A chegada de Donald Trump à Casa Branca mudou a relação dos Estados Unidos com os restantes países do mundo, principalmente com a Rússia de Vladimir Putin. Esta semana, os norte-americanos votaram ao lado dos russos e dos norte-coreanos contra uma resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidos (ONU) a condenar a invasão russa da Ucrânia.
Como explica Maria João Tomás, esta posição dos Estados Unidos seria "impensável" há uns tempos atrás com a administração Biden.
"Donald Trump gosta de criar o caos, para gerar a confusão, para depois baralhar as pessoas e conseguir aquilo que quer. E isto traz água no bico, esta aproximação de Putin a Trump", refere a comentadora da SIC.
Com Donald Trump e Vladimir Putin cada vez mais próximos, quem beneficia mais desta aliança? Como fica a aliança entre a China e Rússia com esta aproximação? Qual a dependência económica da Rússia em relação à China? Onde colidem os interesses de Donald Trump e Vladimir Putin? São algumas das perguntas às quais Maria João Tomás dá resposta em "O Porquê das Coisas", na SIC Notícias.