O presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu esta terça-feira que os palestinianos deslocados em Gaza sejam reinstalados "permanentemente" fora do território devastado pela guerra.
As declarações foram proferidas no início da reunião com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, onde se espera que os dois líderes discutam o cessar-fogo e o acordo de reféns entre Israel e o Hamas
No seu primeiro mês desde o seu regresso à presidência dos Estados Unidos, Trump tem se desdobrado em vários esforço para estar em várias frentes da geopolítica internacional.
Para além estar a monitorizar a situação em Gaza, líder norte-americano ameaça aplicar tarifas aos Estados-membros da União Europeia.
Numa altura em que o consenso é difícil em relação ao financiamento, a origem do armamento e a articulação com a Aliança Atlântica, os países da União Europeia reuniram-se também para discutir o impacto das políticas de Donald Trump.
Nos dias 24 e 25 de junho deste ano decorrerá em Haia, nos Países Baixos, a próxima cimeira da NATO, que promete ser decisiva no futuro do mundo.