Mundo

Kaja Kallas terá noção da "falta do peso geopolítico" e da "desunião" da União Europeia

Kaja Kallas, chefe da política externa da União Europeia (UE), notará uma "desunião" na UE, sobretudo, devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. E terá noção da "falta de peso geopolítico" da Europa. Análise de Pedro Cordeiro, editor de Internacional do Expresso, que fala também sobre as relações entre o Brasil e a Rússia.

Pedro Cordeiro

Pedro Cordeiro, editor de Internacional do Expresso, analisa na SIC Notícias a visita do secretário-geral da NATO, Mark Rutte, a Portugal, as ameaças de Donald Trump à NATO e o contacto entre o Brasil e a Rússia.

O editor de Internacional do Expresso refere que o Atlântico é uma área em que Portugal "tem potencial e capacidade". Além disso, destaca as participações "relevantes de esforços conjuntos" na esfera militar, como o combate à pirataria e vigilância dos oceanos.

"Para antecipar investimentos é preciso definir prioridades, concretizar quais são e perceber de onde vem as verbas", afirma.

Já sobre a relação entre o Presidente do Brasil, Lula da Silva, e o homólogo russo, Vladimir Putin, lembra que Lula "sempre se ofereceu como mediador" do conflito com a Ucrânia e até foi criticado por "não fazer uma condenação taxativa a Moscovo".

"Acho que do Ocidente não houve capacidade de perceber que perspetivas como a brasileira, sul africana e indiana não podem ser as da Europa Ocidental e dos Estados Unidos", considera.

Uma vez que há um "contexto mais propício", o Presidente do Brasil "tenta facilitar o diálogo".

Já sobre as declarações de Kaja Kallas, chefe da política externa da União Europeia (UE) sobre a cooperação com os Estados Unidos (EUA), Pedro Cordeiro destaca que a responsável "tem a noção" que os EUA mudaram e que "se nos deram algo será sempre para ter algo em troca" durante a presidência de Donald Trump. Por outro lado, nota uma "desunião" na UE, sobretudo, devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Por fim, Kalas "terá noção", diz Pedro Cordeiro, da "falta de peso geopolítico" da Europa.

Últimas