Mundo

Incêndios em Los Angeles: recolher obrigatório, 180 mil deslocados e destruição sem precedentes

Em Los Angeles, o terror ainda não tem fim à vista. Há fogos preocupantes e a previsão de ventos fortes. O alerta vermelho mantém-se para o fim de semana em toda a região. Segundo as seguradoras, os prejuízos causados pelas chamas já ultrapassam os 150 mil milhões de dólares.

Aurélio Faria

Há seis fogos ativos, dez mortos registados, milhares de casas destruídas e 14 mil hectares queimados. Com ventos previstos de 100 km/h, os incêndios no sul da Califórnia continuam incontroláveis.

Em poucas horas, apesar da pronta intervenção dos bombeiros que ativaram os meios aéreos, as chamas devastaram mais de 400 hectares em Kenneth.

A situação foi mais crítica nos incêndios de Eaton e de Palisades, que ainda estão incontroláveis.

Entre Malibu e Santa Mónica, os ventos de Santa Ana, soprando do deserto de Mojave, empurraram o fogo através dos desfiladeiros em direção à costa, com rajadas superiores a 145 km/h.

Fim de semana com alerta vermelho

O alerta vermelho mantém-se para o fim de semana em toda a região de Los Angeles. Foi decretado recolher obrigatório nas áreas devastadas e evacuadas. Há pelo menos 180 mil deslocados e dez mil casas destruídas.

A Guarda Nacional foi destacada para manter a ordem e evitar pilhagens. Dezenas de pessoas foram já detidas por roubo.

Segundo as seguradoras, os prejuízos causados pelas chamas já ultrapassam os 150 mil milhões de dólares nos arredores da segunda maior cidade dos Estados Unidos.

Últimas