Mundo

Incêndio na Califórnia: "É exatamente este tipo de eventos que as alterações climáticas estão a propiciar”

As chamas na Califórnia destruiram casas, igrejas e escolas em poucas horas. O climatologista Carlos da Câmara explica que “aquilo que se pode esperar das alterações climáticas é exatamente este tipo de eventos".

SIC Notícias

A cidade de Los Angeles, na Califórnia, está sob estado de emergência devido à rápida propagação do incêndio florestal que está a atingir a região. Mais de 30 mil pessoas receberam ordem de evacuação.

O fogo está a consumir o equivalente a três campos de futebol por minuto e as autoridades dizem que já arderam quase mil e duzentos hectares.

Em entrevista à SIC Notícias, o climatologista Carlos da Câmara explica que “aquilo que se pode esperar das alterações climáticas é exatamente este tipo de eventos localizados completamente fora daquilo que é o habitual e que resultam da conjunção de diversos fatores anómalos, todos eles direta ou indiretamente impulsionados pelas condições que advém de termos uma atmosfera mais energética por armazenar mais energia por causa dos gases com efeito estufa”.

“Neste caso concreto o que aconteceu é que por um lado, o sul da Califórnia não tem visto uma gota de chuva desde outubro o quer dizer que o solo e em particular a vegetação estavam completamente estressadas do ponto de vista hídrico. Por outro lado, temos fora de época os chamados ventos de Santana”, diz Carlos da Câmara.

Estes ‘ventos’ acabam por influenciar o meio ambiente uma vez que sendo “extremamente quentes e secos fazem com que caso haja uma ignição alimentem fogos que por sua vez se desenvolvem por essa vegetação estar, devido à seca, muito seca e fácil de alimentar uma grande combustão”.

Mas, “ainda há mais”, uma vez que “por outro lado vemos uma intrusão da vegetação em toda a estrutura urbana”.

“Temos aqui um problema de interface rural urbano ou se quiserem florestal urbano que faz com que este tipo de interação que digamos há 30 anos era perfeitamente compatível com o clima da altura começa a não ser. Portanto, no fim de contas tudo isto resulta de circunstâncias que isoladamente nenhuma delas seria altamente anômala. Seria rara, mas não altamente anólama”.

“É exatamente este tipo de eventos que as alterações climáticas estão a propiciar”, ressalta.

O presidente norte-americano cancelou toda a agenda para os próximos dias e já está em Los Angeles para acompanhar de perto a situação. Joe Biden garante que vai disponibilizar toda a ajuda federal necessária.

Últimas