O Congresso norte-americano certifica esta segunda-feira a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro. A contagem e certificação dos votos realiza-se no Capitólio e espera-se que decorra com tranquilidade. Algo que não aconteceu há precisamente quatro anos, a 6 de janeiro, quando se deu a invasão ao Capitólio na certificação de Joe Biden.
6 de janeiro de 2021. Uma multidão irrompia pelo Capitólio, assim que Donald Trump terminava de contestar em palco os resultados das eleições que davam vitória a Joe Biden.
A invasão chocou tudo e todos pelo ataque à democracia num país como os Estados Unidos e por ter resultado em cinco mortos.
As imagens não demoraram muito a percorrer o mundo.
Centenas de horas de julgamentos e de testemunhos em direto para as televisões, como os de quatro polícias no Congresso dos Estados Unidos que contaram como tentaram, em vão, controlar a multidão pró-Trump.
Quatro anos depois, a invasão resultou em mais de 1500 acusações e perto de 700 pessoas foram presas.
Donald Trump, considerado por muitos autor moral do ataque, está ainda a ser investigado por conspiração.
Dia 20 de janeiro toma posse como Presidente dos Estados Unidos, mas antes, o dia da certificação volta a acontecer, como sempre a 6 de janeiro, mas desta vez em 2025, sem invasões ao Capitólio.