Mundo

Seca no Amazonas mata dezenas de golfinhos, população está desesperada

Os moradores não conseguem pescar, deslocar-se entre aldeias ou receber bens essenciais, uma vez que os rios deixaram de ser navegáveis para os barcos maiores fazerem a distribuição na região.

Teresa Canto Noronha

Dezenas de golfinhos estão a morrer na região do Amazonas, no Brasil, e os cientistas apontam a seca e as mudanças na temperatura da água como as principais causas. Os rios, lagos e canais estão cada vez mais estreitos e menos profundos.

As populações que vivem ao longo dos rios da Amazónia estão a ficar desesperadas. Não conseguem pescar, deslocar-se entre aldeias ou receber bens essenciais, uma vez que os rios deixaram de ser navegáveis para os barcos maiores fazerem a distribuição na região.

Seca na Amazónia afeta milhares de famílias e atinge mínimos históricos

O Amazonas tem mais de mil afluentes e alguns são tão grandes que estão na lista dos maiores rios do mundo. A bacia hidrográfica do Amazonas é a maior do planeta, e a água que flui pelos seus rios equivale a 20% de toda a água doce líquida da Terra. No entanto, esses números podem mudar nas próximas décadas, caso não sejam tomadas medidas para travar a seca extrema.

Últimas